Um dos principais motivos que leva os pacientes a procurar o médico coloproctologista é a percepção de sangue após a evacuação. E isso pode acontecer de diferentes maneiras: sangue presente no papel higiênico, misturado às fezes, o que “pinga no vaso sanitário”, aquele de cor “vermelho vivo” ou de coloração escura/violácea, já coagulado.
Nestas horas, sempre aparece um amigo, parente ou vizinho que surge com alguma solução ou receita – muitas vezes intituladas como milagrosa! – que fez cessar o sangramento, levando o paciente a postergar a consulta médica. Alguém se identifica?
Qualquer sinal de sangramento durante ou após a evacuação é motivo de preocupação para o paciente e a consulta deve ser agendada! O que tem que ficar claro é que há várias causas de sangramento anal/retal e a consulta é indispensável para o diagnóstico assertivo. Infelizmente, não é raro chegar pacientes no consultório com um diagnóstico ou tratamento errado.
Vamos dividir as principais causas de sangramento por faixa etária:
- Recém-nascidos e lactentes:
- Fissura anal: laceração no ânus decorrente da passagem de fezes endurecidas ao evacuar ou até mesmo pelo excesso de limpeza da região.
- Alergia alimentar: alimentos provenientes da dieta da mãe ou do próprio lactente que pode causar alergia, levando ao sangramento nas fezes.
- Crianças e adolescentes:
- Doença inflamatória intestinal (DII): a doença de Crohn ou a retocolite ulcerativa podem se manifestar nesta faixa etária, sendo o sangramento um dos sintomas que levam à suspeição.
- Infecções gastrointestinais: infecções gastrointestinais podem levar a inflamação da mucosa, podendo ocasionar as colites/ileítes.
- Adultos:
- Doença hemorroidária: principal causa de sangramento anal em adultos jovens. Mais informações: (link que joga no artigo que fala sobre hemorroida).
- Fissura anal: geralmente relacionada à constipação, sexo anorretal receptivo e/ou uso excessivo de papel higiênico. Mais informações: (link que joga no artigo que fala sobre fissura).
- Pólipos e câncer colorretal: sangramento anorretal pode ser uma das manifestações do câncer de cólon, reto ou de lesões intestinais de maior tamanho. Geralmente mais comum em adultos mais velhos.
- Idosos:
- Diverticulose: pequenas bolsas na parede do intestino grosso (divertículos). Mais informações: (link que joga no artigo que fala sobre divertículos).
- Câncer colorretal: terceira maior causa de câncer no Brasil e de incidência cada vez mais crescente.
- Angiodisplasia: malformações dos vasos sanguíneos do trato gastrointestinal que vão se tornando mais comuns a partir dos 60 anos.
Entenderam o por que da consulta com o médico coloproctologista ser fundamental? Será na consulta médica que iremos coletar a anamnese detalhada e realizaremos o exame físico proctológico, assim como solicitar exames endoscópicos ou de imagem, se indicados. Nunca menosprezem os seus sintomas.
You must belogged in to post a comment.