A identificação de pólipos intestinais durante a realização da colonoscopia, muitas vezes, é motivo de insônia para muitos pacientes. Principalmente porque, ao se fazer uma busca rápida na internet, logo vem a associação com o câncer colorretal. Se este é o seu caso, já te adianto: fique tranquilo.
O que é o pólipo intestinal?
Pólipo é um tecido anormal que se projeta para o interior do intestino grosso (cólon) ou reto. Na maioria das vezes, é assintomático. A sua origem é influenciada por uma combinação de fatores:
- Idade: relação diretamente proporcional: quanto maior a idade, maior a probabilidade de desenvolvê-los.
- História familiar: indivíduos com parentes de primeiro grau que possuam história de pólipos ou câncer colorretal tem maior probabilidade de possuir pólipos.
- Sedentarismo, obesidade, tabagismo e alcoolismo: maus hábitos favorecem o desenvolvimento.
- Doenças inflamatórias intestinais.
- Dieta rica em gorduras e ultraprocessados.
- Síndromes genéticas.
Há relação entre pólipo e câncer colorretal?
Sim. O pólipo mais comum, o do tipo adenoma, tem grande potencial de se desenvolver em câncer se não for removido. Contudo, existem outros tipos de pólipos, como o hiperplásico, hamartomatoso, inflamatório, entre outros. Só saberemos de qual tipo se trata após a remoção e envio para avaliação laboratorial.
Dito isto, ao identificar no seu laudo de colonoscopia a presença de pólipos intestinais, o paciente deve procurar o médico para orientação. Durante a consulta, é observado:
- Qualidade de limpeza do intestino;
- O exame foi completo? (Chegada do colonoscópio até o ceco)
- Houve remoção do pólipo? Se sim, de qual maneira?
- Quantidade, tamanho e localização dos pólipos;
- Avaliação da anatomia patológica do pólipo (laboratório);
Com essas informações, o médico terá condições de orientá-lo sobre a periodicidade da colonoscopia. A colonoscopia preventiva tem o objetivo de identificar e remover os pólipos antes que eles cresçam a ponto de manifestar sintomas ou até mesmo se desenvolverem em câncer colorretal.
Para reflexão: o que é melhor?
Fazer a colonoscopia, identificar e retirar pólipo intestinal OU não fazer a colonoscopia por que não sente nada e achar que está tudo normal? OU por medo?
Ficou fácil depois desta leitura, não é mesmo?
You must belogged in to post a comment.