fbpx

Colonoscopia: pontos-chave que o paciente precisa saber.

Colonoscopia: pontos-chave que o paciente precisa saber.

Colonoscopia: pontos-chave que o paciente precisa saber. 1920 1080 Dr Jone Pereira

A colonoscopia é o exame padrão ouro para diagnosticar as principais doenças do intestino grosso e do reto. Apesar de ser um exame de extrema importância, há muitas dúvidas que o cercam e acabam impedindo o paciente de realizá-la. Neste artigo, vamos pontuar os aspectos mais importantes sobre a colonoscopia.

Definição: o que é colonoscopia?

Como já foi dito, é um exame capaz de diagnosticar as principais doenças do intestino grosso e do reto. Dependendo da indicação do exame, também é possível estudar o final do intestino delgado, conhecido como íleo terminal. É realizada através do colonoscópio, aparelho flexível que possui em sua extremidade uma câmera acoplada, além de um canal de trabalho que permite o examinador realizar biópsias e ressecções.

Preparo/limpeza intestinal: a base do exame

A limpeza intestinal consiste em seguir uma dieta restrita e hidratação adequada que, somadas ao uso de laxativos, permitirá a eliminação de qualquer resíduo de fezes dentro do intestino. Sem um preparo colônico adequado, a identificação de lesões pré neoplásicas (cancerosas) e das demais doenças colorretais fica prejudicada. Cada instituição tem o seu protocolo. Siga-o corretamente.

Sedação: segurança e conforto para o paciente

Durante a colonoscopia, é realizada a administração de sedativos para que o paciente não sinta dor. Julgo indispensável a presença do médico anestesiologista, profissional médico que estará disponível durante todo o exame e ficará responsável integralmente pela sedação.

Devido ao uso de sedativos, é obrigatória a presença de um acompanhante maior de idade.

É isenta de riscos?

Não. Apesar de ser um exame extremamente seguro e com baixas taxas de complicações, há riscos inerentes ao exame, principalmente quando é realizado algum procedimento, por exemplo, polipectomias (retirada de pólipos intestinais). Riscos: perfuração intestinal, sangramento e alguma reação adversa aos sedativos.

Estou liberado para o trabalho após o exame?

Não. É fundamental o repouso após exame. Apesar de possuir duração em torno de 20 a 30 minutos, o paciente necessita se recuperar plenamente dos sedativos utilizados.

Não menos importante: obtenha informações sobre o local do exame assim como do examinador

Assim como os senhores (as) buscam informações antes de comprar um carro ou um imóvel, no momento de agendar a sua colonoscopia não poderia ser diferente. É necessário realizar alguns questionamentos: o médico examinador possui qualificação para realização do meu exame? O hospital ou clínica possui liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)? Terá um anestesista me acompanhando durante o procedimento? Quais são as taxas de complicações daquele lugar? O que os pacientes que já fizeram o exame relatam?

Qualquer profissional e/ou instituição está sujeito a ter complicações durante a realização da colonoscopia. Entendam: o objetivo de incentivar tais questionamentos não é crucificar “clínica a” ou “fulano b”. Um paciente que entende o seu exame assim como os riscos inerentes a ele é um paciente que exige o básico: a excelência com o cuidado da sua saúde.

Quer saber mais sobre o mundo da Proctologia? Siga-me nas Redes Sociais

( Clique no banner abaixo )

 

Logo Dr Jone Pereira Médico Coloproctologista em Belo Horizonte footer

Telefone

31 99585-2106

E-mail

contato@drjonepereira.com.br

Dr Jone Pereira Médico Coloproctologista

© 2023 Direitos reservados a Eagle.Medic – Uma Empresa do Grupo Eagle Comunicação.