fbpx

Sangue nas fezes, quando devo me preocupar?

Sangue nas fezes, quando devo me preocupar?

Sangue nas fezes, quando devo me preocupar? 1920 1080 Equipe Dr Jone Pereira

Um dos principais motivos que leva os pacientes a procurar o médico coloproctologista é a percepção de sangue após a evacuação. E isso pode acontecer de diferentes maneiras: sangue presente no papel higiênico, misturado às fezes, o que “pinga no vaso sanitário”, aquele de cor “vermelho vivo” ou de coloração escura/violácea, já coagulado.

Nestas horas, sempre aparece um amigo, parente ou vizinho que surge com alguma solução ou receita – muitas vezes intituladas como milagrosa! – que fez cessar o sangramento, levando o paciente a postergar a consulta médica. Alguém se identifica?

Qualquer sinal de sangramento durante ou após a evacuação é motivo de preocupação para o paciente e a consulta deve ser agendada! O que tem que ficar claro é que há várias causas de sangramento anal/retal e a consulta é indispensável para o diagnóstico assertivo. Infelizmente, não é raro chegar pacientes no consultório com um diagnóstico ou tratamento errado.

Vamos dividir as principais causas de sangramento por faixa etária:

  1. Recém-nascidos e lactentes:
  • Fissura anal: laceração no ânus decorrente da passagem de fezes endurecidas ao evacuar ou até mesmo pelo excesso de limpeza da região.
  • Alergia alimentar: alimentos provenientes da dieta da mãe ou do próprio lactente que pode causar alergia, levando ao sangramento nas fezes.
  1. Crianças e adolescentes:
  • Doença inflamatória intestinal (DII): a doença de Crohn ou a retocolite ulcerativa podem se manifestar nesta faixa etária, sendo o sangramento um dos sintomas que levam à suspeição.
  • Infecções gastrointestinais: infecções gastrointestinais podem levar a inflamação da mucosa, podendo ocasionar as colites/ileítes.
  1. Adultos:
  • Doença hemorroidária: principal causa de sangramento anal em adultos jovens. Mais informações: (link que joga no artigo que fala sobre hemorroida).
  • Fissura anal: geralmente relacionada à constipação, sexo anorretal receptivo e/ou uso excessivo de papel higiênico. Mais informações: (link que joga no artigo que fala sobre fissura).
  • Pólipos e câncer colorretal: sangramento anorretal pode ser uma das manifestações do câncer de cólon, reto ou de lesões intestinais de maior tamanho. Geralmente mais comum em adultos mais velhos.
  1. Idosos:
  • Diverticulose: pequenas bolsas na parede do intestino grosso (divertículos). Mais informações: (link que joga no artigo que fala sobre divertículos).
  • Câncer colorretal: terceira maior causa de câncer no Brasil e de incidência cada vez mais crescente.
  • Angiodisplasia: malformações dos vasos sanguíneos do trato gastrointestinal que vão se tornando mais comuns a partir dos 60 anos.

Entenderam o por que da consulta com o médico coloproctologista ser fundamental? Será na consulta médica que iremos coletar a anamnese detalhada e realizaremos o exame físico proctológico, assim como solicitar exames endoscópicos ou de imagem, se indicados. Nunca menosprezem os seus sintomas.

Logo Dr Jone Pereira Médico Coloproctologista em Belo Horizonte footer

Telefone

31 99585-2106

E-mail

contato@drjonepereira.com.br

Dr Jone Pereira Médico Coloproctologista

© 2023 Direitos reservados a Eagle.Medic – Uma Empresa do Grupo Eagle Comunicação.